quinta-feira, 7 de maio de 2009

E começa uma aventura

Bom, começando um blog agora para retratar algumas situações cômicas e também de utilidade pública na internet. Para começar nossa viagem nada melhor que a minha experiência hoje com o Microsoft Windows 7 Release Candidate ! Sim caro leitor... Windows 7 (que já estou apelidando de O Prometido) está disponível para download (com um detalhe, ele será válido até maio de 2010 após isso ele deixará de funcionar para você então comprar uma versão finalizada e "original" dele). Antes que eu me esqueça, desculpem-me pelo enorme post de hoje, prometo que nos próximos sejam mais agradáveis de se ler! Obrigado por vir!

Vamos lá? Computador utilizado foi um notebook Positivo Z85 com processador Intel Pentium 4 Dual Core T2310 de 1,46Ghz, memória DDR2 (667) de 1GB e HD Sata de 120gb. A versão do Windows 7 escolhida foi a de 32bits em inglês (aos que detestam o Inglês lamento...), o download demorou 5 horas pelo sistema de gerenciador java que a Microsoft adotou (incrível isso!?! ^^) sendo a ISO de 2,5GB baixados a 120kb/s (isso que tenho uma conexão de 2mb e alcanço a marca de 250kb/s em todos os outros downloads), que foi devidamente gravada em um DVD (genérico ^^) a 4x (já tive péssimas experiências com gravação em velocidade máxima em alguns tipos de cds e dvds por esse motivo preferi a segurança de se gravar em baixa velocidade).

Bom, como já havia algumas notícias sobre o tempo de instalação e outros detalhes, presumi que a instalação terminaria em 25 minutos. Coloquei o DVD, configurei na Bios para o boot ser inicializado pela unidade de dvd e então para minha surpresa deu tudo certo.

A instalação ocorreu tranquilamente, diferentemente do Windows Vista não deu problemas com meu chip gráfico da VIA (o tão sofrido Unichome 9) e então configurar em qual partição instalar. Como já sou um usuário acostumado a lidar com sistemas, optei por utilizar todo o HD porém, para quem apenas quer testar recomendo utilizar uma partição apenas para isso e claro, nunca esquecer do item mais importante de todos! Fazer um backup de todos os seus documentos e pastas que julgar importântes (isso vale para o Meus Documentos para os usuários de Windows XP). Após isso a instalação seguiu com uma enorme tranquilidade onde após um reset ele já estava solicitando configurações de layout do teclado (configurei para Português Brasil ABNT2) e o serial (que é gentilmente cedido pela Microsoft antes de realizar o download do Windows 7). Terminando a instalação tive uma surpresa, pois ele já havia reconhecido o som e o vídeo (no caso apenas a resolução que é de 1280x800). Para minha felicidade, os drivers para o Windows Vista funcionaram no W7 (irei abreviar assim) porém para funcionar tive que fazer a instalação manual já que o autorun do CD da positivo gentilmente não reconhece o W7 (já era esperando). Feito isso o sistema já estava pronto para o uso (instalou a placa de rede wireless com tranquilidade, webcam e por incrível que seja o driver de video Unichrome9 apesar de que após a instalação o sistema tenha travado, bom a se considerar a qualidade dos drivers que a VIA disponibiliza eu não esperaria outra coisa a não ser isso).

Tanta empolgação para... ...deparar-me com o primeiro dilema. O W7 tem uma aparência ligeralmente diferente do Windows Vista, a barra de tarefas é "plana", para os usuários de Linux e Like Linux de plantão vão notar uma certa semelhança com a barra de tarefas do gerenciador de janelas KDE (Microsoft faz jus ao "Na informática nada se cria, tudo se copia"), além desses detalhes nota-se que a forma com que as janelas são organizadas na barra também mudaram, você pode optar entre o estilo de icones (que vem como padrão) ou o tradicional icone e legenda.

Ainda não tive tempo de ver todas as funcionalidades porém, conforme for testando o sistema irei postando as novidades e também os problemas afinal é um sistema ainda não completamente finalizado.

Abaixo temos algumas imagens, sintam-se a vontade!



A Área de Trabalho do W7, veja que a barra de tarefas sofreu uma sutil alteração



Seja original! Mesmo com um certo prazo de validade :'(


Windows Explorer, única coisa que pude notar a princípio foi a MELHOR disposição das pastas.



No Personaliser você pode escolher dentro os vários temas que vem com o W7 (fundo, som e comportamento da janela)



Lembra do Windows XP como era para mudar a resolução? Mudou muito no W7



Enfim revitalizaram o nosso antigo amigo de toda foto, Paintbrush!


Windows Media Player 12!


Pra quem duvidar....














Nenhum comentário:

Postar um comentário